Apresentação da Fopi na Prefeitura de Presidente Prudente

Apresentação da Fopi na Prefeitura de Presidente Prudente

Fundação de fomento à inovação fecha acordo com a Unipontal. Juntas farão evento de apresentação de múltiplas possibilidades sobre ações de impactos positivos ao desenvolvimento da região.

Voltada para oferecer apoio a programas e projetos de desenvolvimento da ciência, da economia e do meio ambiente, a Fundação Oeste Paulista de Inovação (Fopi) foi apresentada ao prefeito de Presidente Prudente na tarde desta quarta-feira (5). Na condição de presidente da União dos Municípios do Pontal do Paranapanema (Unipontal) e compreendendo o alcance de impactos positivos para os 32 municípios que compõem a entidade municipalista, Ed Thomas propôs acordo de parceria que foi aceito prontamente. Então, já ocorreram as primeiras tratativas sobre evento em conjunto para apresentar aos prefeitos, vereadores e secretários municipais as múltiplas possibilidades de ações em prol do desenvolvimento regional.

Relações de parcerias – No gabinete do prefeito, o diretor-presidente da Fopi Dr. Fábio Rafael Echer fez uma exposição sobre a fundação criada na Unoeste para conduzir as relações de parcerias privadas e públicas, proporcionando celeridade à gestão financeira de projetos de pesquisa e os consequentes resultados. Além de convênios, contratos, parcerias e pesquisas, a atuação da fundação compreende a promoção de cursos de especialização, simpósios, seminários, conferências e disseminação de conhecimentos científicos, sociais e econômicos; incluindo ainda a instituição de prêmios de estímulo e reconhecimento científico, técnico e cultural. A Fopi está habilitada para captar recursos no Brasil e no exterior.

A Fopi é um mecanismo de fomento ao desenvolvimento tecnológico e econômico, através da inovação. Na apresentação, o Dr. Fábio esteve com dois outros integrantes da diretoria executiva: a diretora administrativa Dra. Érika Mayumi Kato Cruz e do diretor acadêmico científico Dr. Anthony César de Souza Castilho. Também estiveram presentes dois representantes do conselho curador, o pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e extensão Dr. Adilson Eduardo Guelfi; e o pró-reitor acadêmico Dr. José Eduardo Creste, acompanhado do assessor jornalista Ismael Silva e representando a reitora da Unoeste, Ana Cristina de Oliveira Lima, e o diretor geral Dr. Augusto Cesar de Oliveira Lima.

Contribuição regional – Para o prefeito e presidente da Unipontal, a Fopi representa grande contribuição regional com a excelência da Unoeste e seu histórico de parcerias com empresas e administrações municipais. O Dr. Adilson vê na Fundação um meio para a solução de problemas regionais. O Dr. Creste entende como o caminho para levar o pesquisador às necessidades da sociedade, com o envolvimento de estudantes da pós-graduação e graduação em iniciação científica; e assim atender diferentes demandas. Além do secretário municipal da agricultura Maurício Nabhan Garcia que esteve na apresentação da Fopi, outros dois representantes da Prefeitura serão envolvidos diretamente na organização do evento para a Unipontal.

O prefeito Ed Thomas designou o secretário de tecnologia da informação Helton Sapia e o presidente da Fundação Inova Prudente, Diego Andreasi. “Prudente precisa muito de ajuda e os pequenos municípios da região precisam mais ainda. Inclusive, temos prefeitos jovens, empolgados e dispostos a fazer história”, pontuou e sugeriu que o evento de apresentação da Fopi aos gestores públicos da região seja realizado em uma quinta-feira, por conta de que prefeitos e agentes públicos municipais geralmente nos três primeiros dias da semana têm compromissos de agenda nas prefeituras e junto às secretarias de estado ou com o próprio governo em São Paulo. O evento ficou previsto para novembro, em dia, local e horário a serem definidos.

Presidente Prudente, 18 de outubro de 2021


Veja também